Olá pessoal,
em nossa aula, vimos que a interpretação de textos, escritos ou não, é essencial para a realização de uma boa prova. Compreender os enunciados, de acordo com as exigências das questões é a chave para um excelente resultado.
Muitas vezes, encontramos textos publicitários e outrem sem ter as devidas ferramentas para análise destes. É neste sentido que o texto (link abaixo) de Fernanda Kieling Pedrazzi (UFSM) pode colaborar, e muito, com os objetivos de nosso curso.
Do mesmo modo, a observação da análise das estratégias discursivas nas propagandas do governo auxilia na capacidade interpretativa e permite um posicionamento mais crítico diante deste tipo de texto, como podemos observar no texto de Ady Canário de Souza (link abaixo).
Espero poder contribuir com vocês e aguardo comentários.
Grande abraço,
Professor Anderson.
Boa noite a todos, meu nome é Gracielle Meireles de Assis, sou do polo de Brasília DF, do curso de pedagogia ead00421044. Como educadora procuro oferecer aos meus educandos, acesso a variadas tipologias textuais, o que amplia o entendimento, por meio do aumento de linguagens, vocabulário e de muitas formas interpretativas, o que contribui para maior compreensão e análise crítica e consciente do que se lê, através de propostas como produção de releituras e debates sobre a verdadeira intensão do que está escrito ou expressado por meio de imagens e construções.
ResponderExcluirÉ realmente a falta de interpretação do que está pedindo é um grande problema, devemos nos educadores incentivar muita leitura para que haja verdadeiras escritas.
ResponderExcluirEliane de Fátima Fernandes ead00344873
Uberlandia MG
oi, pois é na aula que tivemos em interpretar as corretamente as questões foi muito gratificante, pois, com isso podemos classificar a resposta que possa ser a certa.
ResponderExcluirMirceia ead00315803
o curso vai ajudar muito nos proximos concursos interpretar é essencial,ele esta sendo significativo e motivador.
ResponderExcluirRoseli ead00344874
Uberlandia MG
Anderson Silva Ferreira (ead00349261)Está aula irá favorcer bastate o meu nível de interpretação de questões objetivas que são elaborados em avaliações.
ResponderExcluirHoje há uma grande dificuldade na interpretação de textos, pois não houve uma preparação. Com esta aula aumentou o nosso conhecimento para tentar mudar este quadro. Devemos entender o que lemos e não memorizar.
ResponderExcluirGorete ead00318539 Uberl.MG
Podemos perceber que hoje, tudo em nossas vidas é muito corrido e isso nos conduz a fazermos algumas coisas mal feitas, como a leitura. Isso porque, quando lemos de forma apressada, muitas vezes suprimimos detalhes importantes de um determinado texto. Ou então, o esquecemos rápido demais. Podemos até entendê-lo de forma equivocada. Portanto devemos nos dedicar um pouco mais de nosso tempo a leituras, pois dependemos muito dela no nosso cotidiano e uma interpretação mal feita de um determinado assunto pode nos causar sérios problemas diante da sociedade em que vivemos. E uma leitura bem feita e bem interpretada nos leva a uma melhor análise e crítica do assunto.
ResponderExcluirGlassijania - ead00318527
Uberlândia-MG
Nós futuros educadores, devemos incentivar a leitura, por é o melhor meio do aluno se inserir na sociedade.
ResponderExcluirPara dispertamos o gosto pela leitura em nossos alunos, não basta disponibilizar acervo de livros e espaços para leitura, o professor deve estar envolvido em práticas de leituras, trocar ideias com outros professores leitores, frequentar cursos, ai sim poderá sugerir a partir de suas vivências a importância da leitura.
ResponderExcluirEdilamar (ead00339022)
Prof. Anderson, li com bastante interesse os dois links recomendados. Realmente esses dois textos são de difícil interpretação como o primeiro nos mostra, a rede de informações com a qual um indivíduo conta, é que permite a es estabelecer novas relações a partir de estímulos captados pelos seus instrumentos sensoriais (olhos, ouvidos e mãos). Podemos inferir que a realidade existencial de cada indivíduo é que dá a ele o desenvolvimento mental para interpretar o que ele lê e vê. E é por esse motivo que um mesmo texto é interpretado de maneira diferente por cada pessoa de acordo com a sua faixa etária e conhecimento de mundo, pois no exato momento sua memória discursiva é acionada provocando novas construções de sentido.
ResponderExcluirFico grata pela leitura desses trabalhos, já que meu TCC é nesta área.
Nívia Maria – Letras - UNISAT – Cuiabá-MT
A leitura e interpretação é essencial para termos sucesso em qualquer avaliação que formos fazer. Nós, como pais e educadores devemos estimular os nossos para que a leitura faça parte da vida diária desde pequenos para que no futuro possam ter ferramentas e conhecimentos necessários para que sejam cidadãos argumentativos, reflexivos e críticos.
ResponderExcluirMônica ead00318544
Unopar Uberlândia-MG.
Devemos ler mais, pois a leitura nós leva a refletirmos e a buscarmos um melhor desempenho dentro da sociedade em que vivemos.(ead00318554)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse curso é de grande qualidade para nós formandos. Pois adquirimos vários conhecimentos para futuros professores. A leitura é essencial em nossa vida pois é dela que conseguimos ser um cidadão alfabetizado.
ResponderExcluirNádia Marques de Melo ead00337615
São Francisco MG
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO objetivo do curso "Novos Olhares e Diferentes Leituras" é promover um conhecimento melhor, é muito importante , os conhecimentos adquiridos são ótimos.
ResponderExcluiread00317209 - São Francisco-MG
O objetivo do curso "Novos Olhares e Diferentes Leituras" é promover um conhecimento melhor, é muito importante a leitura e a participação de todos nas teleaulas, os conhecimentos adquiridos são ótimos, portanto vamos valorizar esse momento para aprendizagem.
ResponderExcluiread00317209-São Francisco-MG
procuro oferecer aos meus alunos, acesso a variadas tipologias textuais, o que amplia o entendimento, por meio do aumento de linguagens, a leitura é essencial em nossa vida pois é dela que conseguimos ser um cidadão alfabetizado. ead00324539
ResponderExcluirE é por esse motivo que um mesmo texto é interpretado de maneira diferente por cada pessoa de acordo com a sua faixa etária e conhecimento de mundo. ead00324561
ResponderExcluirAnalisar um texto é otimo para ter uma boa interpretação.
ResponderExcluiread00317116
Daniela Durães
Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso, devemos observar o seguinte:
ResponderExcluir01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente;
03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes;
04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas;
05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu;
11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa;
12. Quando o autor apenas sugerir idéia, procurar um fundamento de lógica objetiva;
13. Cuidado com as questões voltadas para dados superficiais;
14. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto;
15. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta;
16. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;
17. O autor defende idéias e você deve percebê-las;
18. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto.
Ex.: Ele morreu de fome.
de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realização do fato (= morte de "ele").
Ex.: Ele morreu faminto.
faminto: predicativo do sujeito, é o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.;
19. As orações coordenadas não têm oração principal, apenas as idéias estão coordenadas entre si;
20. Os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.
A leitura é muito importante e infelizmente há uma grande dificuldade na leitura e na interpretação por parte das pessoas. O curso nos mostra o quanto ela é gratificante e essencial para nossas vidas.
ResponderExcluirDireitos Humanos e Cidadania _O trabalhador é responsável pelo trabalho árduo da produção de bens que toda a humanidade consome, é também o
ResponderExcluirmenos valorizado, sujeito as ordens, dependente do capital, onde oferece todo o seu tempo sua energia em troca de salário desvalorizado. Subordinado ao capital, aceita jornada de trabalho exaustiva recebendo ordens indevidas, humilhações e condições precárias de trabalho até mesmo desumanas, enfrentando discriminações de ideologias e crenças. Além dessas situações ainda enfrenta o desemprego. Todos esses fatores são responsáveis pela pobreza extrema em que vive grande parte da população do planeta.
Lucia Machado de Sousa EAD 00337773 Unopar Uberlândia MG.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA forma como se interpreta um mesmo texto é diferente, variando conforme a faixa etária, visto que os "esquemas mentais se sofisticam e o homem passa a fazer novas conexões" (PEDRAZZI, p.2). E isso é bem explorado pelos textos publicitários que buscam associar imagem e palavras que sempre proporcionam ideia de prazer, de beleza, de poder, e de sofisticação, buscando despertar o desejo do consumidor.
ResponderExcluirSilvio Luis de Carvalho - Comunidade Externa - Polo Assis
A leitura é muito importante, para se fazer uma boa interpretação.
ResponderExcluirNa minha opinião as pessoas deveriam ter como um habito a leitura, pois é lendo que conseguimos esclarecer nossas dúvidas. É muito importante a leitura e a participação de todos nas teleaulas, os conhecimentos adquiridos são ótimos. Analisar um texto é otimo para ter uma boa interpretação.
Portanto devemos nos dedicar um pouco mais de nosso tempo a leituras, pois dependemos muito dela em nosso dia-dia.Devemos incentivar mais também as crianças,lendo com elas textos que chamam a sua atenção.Ler é muito bom abre novos horizonte para nosso futuro.
é possivel verificar que a falta de interesse em participar de situações de leitura dos diversos tipos de texto faz com que a interpretação se torne dificultosa, com o incentivo do educador em propiciar a seus alunos situações de interação com os diversos generos textuais a fase interpretativa a até mesmo a produção textual será desempenhado com ênfase.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA real participação em situações de leitura de diversos generos incentivada por um profissional interessado na verdadeira promoção de seus alunos garante com que sejam possiveis interpretações e produções de textos ricos em conteudo.
ResponderExcluiro blog Novos Olhares e Diferentes Leituras e um grande instrumento de interpretações individuais e de texto. Por isto adquirimos vários conhecimentos para futuros professores. A leitura é essencial em nossa vida pois é dela que conseguimos ser um cidadão alfabetizado.
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirGostei muito dos assuntos abordados em cada aula, parabéns para todos os profissionais.
Ana Mara Rocha
UNOPAR/Ilhéus-BA
Há alguns anos, as provas de Português, nos principais vestibulares do país, traziam uma frase, e dela faziam-se as questões. Eram enunciados soltos, sem conexão, tão ridículos que lembravam muito aquelas frases das antigas cartilhas: "Ivo viu a uva". Os tempos são outros, e, dentro das modernas tendências do ensino de línguas, fica cada vez mais claro que o objetivo de ensinar as regras da gramática normativa é simplesmente o texto. Aprendem-se as regras do português culto, erudito, a fim de melhorar a qualidade do texto, seja oral, seja escrito. [[ Dionatan Encina // ead00400002 ]]
ResponderExcluirA interpretaçaõ de texto é muito cobrada hoje em muitas provas que seguem avaliativas.
ResponderExcluirÈ importante ler e compreender o que o texto esta dizendo,por isso ler mais de uma vez é uma regra importante para se entender o texto!!!!
Existe dificuldade de interpretação do texto. O individuo em seu cognitivo deve ler para compreender o que está lendo e quem escreve deve escrever de forma a desenvolver e construir sentido para quem lê, o publico alvo.
ResponderExcluirExiste dificuldade de interpretação do texto. O individuo em seu cognitivo deve ler para compreender o que está lendo e quem escreve deve escrever de forma a desenvolver e construir sentido para quem lê, o publico alvo.ead 00324566
ResponderExcluirinterpretar textos é necessário e cobrado em todas as avaliações de ensino, sendo portanto necessário o estudo.
ResponderExcluirO curso foi muito bom, não somente para a prova do simulado mas também para a nossa vida, em testes, provas e no trabalho do dia a dia, gostei muito.
ResponderExcluiread 00315516- Maravilha- Santa Catarina.
Existe dificuldade de interpretação do texto. O individuo em seu cognitivo deve ler para compreender o que está lendo e quem escreve deve escrever de forma a desenvolver e construir sentido para quem lê, o publico alvo.ead 00324566
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs leituras dos textos mostra q as propagandas são textos publicitários que pedem uma interpretação em uma releitura da imagem,enunciados esperam em um sistema de formação e informação, grandes efeitos e sentidos em termos cognitivos. Segundo Fernanda a ciência cognitiva emprega o sistema pik up de memória que é de alto nível e que é um instrumento para captar informação através dos sentidos.
ResponderExcluirPerante a lei temos os mesmos direitos e deveres, porém na prática isso nem sempre se concretiza.
ResponderExcluirCom um pouco de conhecimento sobre um determinado assunto, porém com uma boa interpretação do texto é que se conseque o conhecimento necessário para realização de uma avaliação ou de resolução de questões do dia a dia.
ResponderExcluirALEX CORRER - EAD00387972