quinta-feira, 30 de junho de 2011

Interpretação de textos: Literatura e Arte

Olá pessoal,

em nossa aula, vimos que a interpretação de textos, escritos ou não, é essencial para a realização de uma boa prova. Compreender os enunciados, de acordo com as exigências das questões é a chave para um excelente resultado.


Muitas vezes, encontramos textos publicitários e outrem sem ter as devidas ferramentas para análise destes. É neste sentido que o texto (link abaixo) de Fernanda Kieling Pedrazzi (UFSM) pode colaborar, e muito, com os objetivos de nosso curso.
Do mesmo modo, a observação da análise das estratégias discursivas nas propagandas do governo auxilia na capacidade interpretativa e permite um posicionamento mais crítico diante deste tipo de texto, como podemos observar no texto de Ady Canário de Souza (link abaixo).

Espero poder contribuir com vocês e aguardo comentários.
Grande abraço,
Professor Anderson.    

       

  

43 comentários:

  1. Boa noite a todos, meu nome é Gracielle Meireles de Assis, sou do polo de Brasília DF, do curso de pedagogia ead00421044. Como educadora procuro oferecer aos meus educandos, acesso a variadas tipologias textuais, o que amplia o entendimento, por meio do aumento de linguagens, vocabulário e de muitas formas interpretativas, o que contribui para maior compreensão e análise crítica e consciente do que se lê, através de propostas como produção de releituras e debates sobre a verdadeira intensão do que está escrito ou expressado por meio de imagens e construções.

    ResponderExcluir
  2. É realmente a falta de interpretação do que está pedindo é um grande problema, devemos nos educadores incentivar muita leitura para que haja verdadeiras escritas.

    Eliane de Fátima Fernandes ead00344873
    Uberlandia MG

    ResponderExcluir
  3. oi, pois é na aula que tivemos em interpretar as corretamente as questões foi muito gratificante, pois, com isso podemos classificar a resposta que possa ser a certa.
    Mirceia ead00315803

    ResponderExcluir
  4. o curso vai ajudar muito nos proximos concursos interpretar é essencial,ele esta sendo significativo e motivador.

    Roseli ead00344874
    Uberlandia MG

    ResponderExcluir
  5. Anderson Silva Ferreira (ead00349261)Está aula irá favorcer bastate o meu nível de interpretação de questões objetivas que são elaborados em avaliações.

    ResponderExcluir
  6. Hoje há uma grande dificuldade na interpretação de textos, pois não houve uma preparação. Com esta aula aumentou o nosso conhecimento para tentar mudar este quadro. Devemos entender o que lemos e não memorizar.

    Gorete ead00318539 Uberl.MG

    ResponderExcluir
  7. Podemos perceber que hoje, tudo em nossas vidas é muito corrido e isso nos conduz a fazermos algumas coisas mal feitas, como a leitura. Isso porque, quando lemos de forma apressada, muitas vezes suprimimos detalhes importantes de um determinado texto. Ou então, o esquecemos rápido demais. Podemos até entendê-lo de forma equivocada. Portanto devemos nos dedicar um pouco mais de nosso tempo a leituras, pois dependemos muito dela no nosso cotidiano e uma interpretação mal feita de um determinado assunto pode nos causar sérios problemas diante da sociedade em que vivemos. E uma leitura bem feita e bem interpretada nos leva a uma melhor análise e crítica do assunto.

    Glassijania - ead00318527
    Uberlândia-MG

    ResponderExcluir
  8. Nós futuros educadores, devemos incentivar a leitura, por é o melhor meio do aluno se inserir na sociedade.

    ResponderExcluir
  9. Para dispertamos o gosto pela leitura em nossos alunos, não basta disponibilizar acervo de livros e espaços para leitura, o professor deve estar envolvido em práticas de leituras, trocar ideias com outros professores leitores, frequentar cursos, ai sim poderá sugerir a partir de suas vivências a importância da leitura.
    Edilamar (ead00339022)

    ResponderExcluir
  10. Prof. Anderson, li com bastante interesse os dois links recomendados. Realmente esses dois textos são de difícil interpretação como o primeiro nos mostra, a rede de informações com a qual um indivíduo conta, é que permite a es estabelecer novas relações a partir de estímulos captados pelos seus instrumentos sensoriais (olhos, ouvidos e mãos). Podemos inferir que a realidade existencial de cada indivíduo é que dá a ele o desenvolvimento mental para interpretar o que ele lê e vê. E é por esse motivo que um mesmo texto é interpretado de maneira diferente por cada pessoa de acordo com a sua faixa etária e conhecimento de mundo, pois no exato momento sua memória discursiva é acionada provocando novas construções de sentido.
    Fico grata pela leitura desses trabalhos, já que meu TCC é nesta área.

    Nívia Maria – Letras - UNISAT – Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
  11. A leitura e interpretação é essencial para termos sucesso em qualquer avaliação que formos fazer. Nós, como pais e educadores devemos estimular os nossos para que a leitura faça parte da vida diária desde pequenos para que no futuro possam ter ferramentas e conhecimentos necessários para que sejam cidadãos argumentativos, reflexivos e críticos.
    Mônica ead00318544
    Unopar Uberlândia-MG.

    ResponderExcluir
  12. Devemos ler mais, pois a leitura nós leva a refletirmos e a buscarmos um melhor desempenho dentro da sociedade em que vivemos.(ead00318554)

    ResponderExcluir
  13. Esse curso é de grande qualidade para nós formandos. Pois adquirimos vários conhecimentos para futuros professores. A leitura é essencial em nossa vida pois é dela que conseguimos ser um cidadão alfabetizado.

    Nádia Marques de Melo ead00337615

    São Francisco MG

    ResponderExcluir
  14. O objetivo do curso "Novos Olhares e Diferentes Leituras" é promover um conhecimento melhor, é muito importante , os conhecimentos adquiridos são ótimos.


    ead00317209 - São Francisco-MG

    ResponderExcluir
  15. O objetivo do curso "Novos Olhares e Diferentes Leituras" é promover um conhecimento melhor, é muito importante a leitura e a participação de todos nas teleaulas, os conhecimentos adquiridos são ótimos, portanto vamos valorizar esse momento para aprendizagem.
    ead00317209-São Francisco-MG

    ResponderExcluir
  16. procuro oferecer aos meus alunos, acesso a variadas tipologias textuais, o que amplia o entendimento, por meio do aumento de linguagens, a leitura é essencial em nossa vida pois é dela que conseguimos ser um cidadão alfabetizado. ead00324539

    ResponderExcluir
  17. E é por esse motivo que um mesmo texto é interpretado de maneira diferente por cada pessoa de acordo com a sua faixa etária e conhecimento de mundo. ead00324561

    ResponderExcluir
  18. Analisar um texto é otimo para ter uma boa interpretação.
    ead00317116
    Daniela Durães

    ResponderExcluir
  19. Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso, devemos observar o seguinte:

    01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
    02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente;
    03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes;
    04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas;
    05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
    06. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
    07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
    08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
    09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
    10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu;
    11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa;
    12. Quando o autor apenas sugerir idéia, procurar um fundamento de lógica objetiva;
    13. Cuidado com as questões voltadas para dados superficiais;
    14. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto;
    15. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta;
    16. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;
    17. O autor defende idéias e você deve percebê-las;
    18. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto.
    Ex.: Ele morreu de fome.
    de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realização do fato (= morte de "ele").
    Ex.: Ele morreu faminto.
    faminto: predicativo do sujeito, é o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.;
    19. As orações coordenadas não têm oração principal, apenas as idéias estão coordenadas entre si;
    20. Os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.

    ResponderExcluir
  20. A leitura é muito importante e infelizmente há uma grande dificuldade na leitura e na interpretação por parte das pessoas. O curso nos mostra o quanto ela é gratificante e essencial para nossas vidas.

    ResponderExcluir
  21. Direitos Humanos e Cidadania _O trabalhador é responsável pelo trabalho árduo da produção de bens que toda a humanidade consome, é também o
    menos valorizado, sujeito as ordens, dependente do capital, onde oferece todo o seu tempo sua energia em troca de salário desvalorizado. Subordinado ao capital, aceita jornada de trabalho exaustiva recebendo ordens indevidas, humilhações e condições precárias de trabalho até mesmo desumanas, enfrentando discriminações de ideologias e crenças. Além dessas situações ainda enfrenta o desemprego. Todos esses fatores são responsáveis pela pobreza extrema em que vive grande parte da população do planeta.
    Lucia Machado de Sousa EAD 00337773 Unopar Uberlândia MG.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. A forma como se interpreta um mesmo texto é diferente, variando conforme a faixa etária, visto que os "esquemas mentais se sofisticam e o homem passa a fazer novas conexões" (PEDRAZZI, p.2). E isso é bem explorado pelos textos publicitários que buscam associar imagem e palavras que sempre proporcionam ideia de prazer, de beleza, de poder, e de sofisticação, buscando despertar o desejo do consumidor.
    Silvio Luis de Carvalho - Comunidade Externa - Polo Assis

    ResponderExcluir
  24. A leitura é muito importante, para se fazer uma boa interpretação.
    Na minha opinião as pessoas deveriam ter como um habito a leitura, pois é lendo que conseguimos esclarecer nossas dúvidas. É muito importante a leitura e a participação de todos nas teleaulas, os conhecimentos adquiridos são ótimos. Analisar um texto é otimo para ter uma boa interpretação.
    Portanto devemos nos dedicar um pouco mais de nosso tempo a leituras, pois dependemos muito dela em nosso dia-dia.Devemos incentivar mais também as crianças,lendo com elas textos que chamam a sua atenção.Ler é muito bom abre novos horizonte para nosso futuro.

    ResponderExcluir
  25. é possivel verificar que a falta de interesse em participar de situações de leitura dos diversos tipos de texto faz com que a interpretação se torne dificultosa, com o incentivo do educador em propiciar a seus alunos situações de interação com os diversos generos textuais a fase interpretativa a até mesmo a produção textual será desempenhado com ênfase.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. A real participação em situações de leitura de diversos generos incentivada por um profissional interessado na verdadeira promoção de seus alunos garante com que sejam possiveis interpretações e produções de textos ricos em conteudo.

    ResponderExcluir
  28. o blog Novos Olhares e Diferentes Leituras e um grande instrumento de interpretações individuais e de texto. Por isto adquirimos vários conhecimentos para futuros professores. A leitura é essencial em nossa vida pois é dela que conseguimos ser um cidadão alfabetizado.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia

    Gostei muito dos assuntos abordados em cada aula, parabéns para todos os profissionais.

    Ana Mara Rocha
    UNOPAR/Ilhéus-BA

    ResponderExcluir
  30. Há alguns anos, as provas de Português, nos principais vestibulares do país, traziam uma frase, e dela faziam-se as questões. Eram enunciados soltos, sem conexão, tão ridículos que lembravam muito aquelas frases das antigas cartilhas: "Ivo viu a uva". Os tempos são outros, e, dentro das modernas tendências do ensino de línguas, fica cada vez mais claro que o objetivo de ensinar as regras da gramática normativa é simplesmente o texto. Aprendem-se as regras do português culto, erudito, a fim de melhorar a qualidade do texto, seja oral, seja escrito. [[ Dionatan Encina // ead00400002 ]]

    ResponderExcluir
  31. A interpretaçaõ de texto é muito cobrada hoje em muitas provas que seguem avaliativas.
    È importante ler e compreender o que o texto esta dizendo,por isso ler mais de uma vez é uma regra importante para se entender o texto!!!!

    ResponderExcluir
  32. Existe dificuldade de interpretação do texto. O individuo em seu cognitivo deve ler para compreender o que está lendo e quem escreve deve escrever de forma a desenvolver e construir sentido para quem lê, o publico alvo.

    ResponderExcluir
  33. Existe dificuldade de interpretação do texto. O individuo em seu cognitivo deve ler para compreender o que está lendo e quem escreve deve escrever de forma a desenvolver e construir sentido para quem lê, o publico alvo.ead 00324566

    ResponderExcluir
  34. interpretar textos é necessário e cobrado em todas as avaliações de ensino, sendo portanto necessário o estudo.

    ResponderExcluir
  35. O curso foi muito bom, não somente para a prova do simulado mas também para a nossa vida, em testes, provas e no trabalho do dia a dia, gostei muito.
    ead 00315516- Maravilha- Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  36. Existe dificuldade de interpretação do texto. O individuo em seu cognitivo deve ler para compreender o que está lendo e quem escreve deve escrever de forma a desenvolver e construir sentido para quem lê, o publico alvo.ead 00324566

    ResponderExcluir
  37. As leituras dos textos mostra q as propagandas são textos publicitários que pedem uma interpretação em uma releitura da imagem,enunciados esperam em um sistema de formação e informação, grandes efeitos e sentidos em termos cognitivos. Segundo Fernanda a ciência cognitiva emprega o sistema pik up de memória que é de alto nível e que é um instrumento para captar informação através dos sentidos.

    ResponderExcluir
  38. Perante a lei temos os mesmos direitos e deveres, porém na prática isso nem sempre se concretiza.

    ResponderExcluir
  39. Com um pouco de conhecimento sobre um determinado assunto, porém com uma boa interpretação do texto é que se conseque o conhecimento necessário para realização de uma avaliação ou de resolução de questões do dia a dia.

    ALEX CORRER - EAD00387972

    ResponderExcluir