sexta-feira, 1 de julho de 2011

Textos não verbais

Olá a todos!
Passamos bons momentos, durante o curso sobre textos verbais e não verbais.
Então, estou passando por aqui para conversarmos um pouquinho mais sobre o assunto.
No seguinte link (CLIQUE AQUI), eu gostaria que você lesse o item O Texto Chárgico na Escola. 
Depois da leitura, você encontrará a seguinte figura, cuja análise teve uma Contextualização, Uma Possível Leitura e, por fim, Aspectos Presentes na Charge:
O ideal, sempre, é ler o artigo todo. 
Agora, é a sua vez de encontrar uma charge, postá-la aqui (ou somente o link) e fazer uma pequena análise. Que tal?
Aguardo, então, a sua participação!


Abraços,
Prof. Marcelo Silveira

47 comentários:

  1. Oferecer em sala de aula a leitura de imagens significativas e comunicativas, possibilita o desenvolvimento de leitores competentes e de futuros escritores(desenhistas) críticos e analíticos, motivando-os a se tornarem verdadeiros cidadãos conscientes, participativos, positivos, construtivos e modificadores de realidades negativamente impostas.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite a todos, meu nome é Gracielle Meireles de Assis, do polo de Brasília DF, do curso de Pedagogia da Unopar ead00421044. Aproveito a oportunidade para dizer que estou gostando muito do curso e que o mesmo está sendo de grande valia para mim.

    ResponderExcluir
  3. Montando sal de aulas com materias significativas para possibilitar a construção dos leitores.
    Eliane de Fatima Fernnades Uberlandia MG

    ResponderExcluir
  4. Anderson Silva Ferreira (ead00349261)- Muito bom essa aula sobre textos não verbai e verbais, com esses conhecimentos que estão sendo abordados na aula poderei me aprefeiçoar mais na provas que irei realizar durante todo meu cotidiano

    ResponderExcluir
  5. http://www.bernardoporto.com/tag/charge/

    Esta charge nos mostra que os pais estão dando razão mais para os filhos do que para os educadores. Alguns participam pouco da vida escolar da criança e cobram muito.

    Gorete ead00318539

    ResponderExcluir
  6. Produzir textos verbais por meio de um fio condutor como gravuras, imagens, poesias, parlendas canções, adivimhas, são ótimas sugestões de atividades para ajudar na produção de textos verbais em uma roda de conversa.
    Edilamar (ead00339022)

    ResponderExcluir
  7. a charge é um instrumento provocador de opniões, que nos leva à refletir criticamente.
    ead00344874
    unopar/Uberlândia

    ResponderExcluir
  8. O uso da língua e de textos como forma de expressão e comunicação entre as pessoas é muito importante. Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens.
    stela(ead00318559)

    ResponderExcluir
  9. O que observei na charge é uma forma de expressão e comunicação e serve para provocar opiniões e levarmos a refletir, e com isto criticarmos o que de bom nos passa. (ead 00495936)

    ResponderExcluir
  10. Creio que a charge assim como cartum são textos importantes para aprendizagem pois ambos levam aos leitores a expor e a registrar suas opiniões.(ead00318554)

    ResponderExcluir
  11. Fazer a interpretação do que o autor quer dizer atravez da leitura de um texto nao verbal, é poder mostrar que o indivíduo possui a capacidade de entender os pressupostos e subentendidos presentes nos textos verbais e nao-verbais.

    jose (ead00367380)

    ResponderExcluir
  12. a interpretação do que o autor quer dizer atravez da leitura de um texto nao verbal, Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens.

    ResponderExcluir
  13. Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens,ambos levam aos leitores a expor e a registrar suas opiniões. ead00324561

    ResponderExcluir
  14. Trabalhar com charge "adooooooooro",pois nos deixa refletir,ouvir diversas opiniões,ter o gosto de traduzir um desenho ,através de charge,vale a pena ter oportunidade.
    Daniela Duraes.
    ead 00317116

    ResponderExcluir
  15. esse tipo de texto oportuniza a o desenvolvimento do senso critico.

    Janete A Fernandes - ead00340289
    Uberlândia MG

    ResponderExcluir
  16. Hoje em dia a maioria das provas de concurso e vestibular possuem textos nao verbais, como charges, graficos, entre outros.Entao é preciso saber analisar e interpretar esse tipo de texto.

    ResponderExcluir
  17. Luiz Inácio Lula da Silva foi um torneiro mecânico e a charge sugere que ele esteja operando o Brasil, assim como um dia operou um torno.
    Silvio Luis de Carvalho - Comunidade Externa - Polo Assis.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Outra característica de Luis Inácio, apesar e justamente por isso que ele tem o codinome de Lula, é a falta de um dedo. Encontrei uma charge que explora esse aspecto num blog que pelo nome já se sabe é contrário ao ex-presidente que é Chega de Lula. O fato de eu postar isso não significa que concorde com o que está lá, ou compartilhe do mesmo pensamento. A ideia é apenas demonstrar a representação de uma imagem. O endereço da imagem é: http://chegadelula.files.wordpress.com/2010/04/charge4dedos.jpg

    Silvio Luis de Carvalho - Comunidade Externa - Polo Assis

    ResponderExcluir
  20. _ A interpretação de texto, é a conclusão que tira do autor.
    Interpretação é uma arte de entender e representar à escrita.

    A ultima vou deixar pra voce a resposta. Sobre leitura de texto verbal e não verbal.
    Charge - intertextualidade
    polifonia
    caricatura
    humor
    Lucia Machado de Sousa EAD 00337773 Unopar Uberlândia MG.

    ResponderExcluir
  21. A interpretação de texto, é a conclusão que tira do autor.
    Interpretação é uma arte de entender e representar à escrita.
    Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens,ambos levam aos leitores a expor e a registrar suas opiniões. Creio que a charge assim como cartum são textos importantes para aprendizagem pois ambos levam aos leitores a expor e a registrar suas opiniões,a charge é um instrumento provocador de opniões, que nos leva à refletir criticamente.
    _ A interpretação de texto, é a conclusão que tira do autor.
    Interpretação é uma arte de entender e representar à escrita.

    ResponderExcluir
  22. a charge esta no site citado a baixo: http://ahoradocoiote.blogspot.com/2011/06/ rges-assuntos-atuais-ii.html.
    o tema da referente obra evidencia a enrolação e a falta de organização da atual reforma e construção de estruturas para a recepção da copar mundial de futebol, onde estadios estão apenas no papel, gastando dinheiro público de forma ilicita, como é relatado na texto verbal da charge.

    ResponderExcluir
  23. http://novacharges.wordpress.com/category/charge-jb/ no site acima esta a charge satirizando as diversas falhas presentes na sociedadeb brasileira, causadas por uma politica corrupta qua não se importa com a sociedade.
    a interpretação de textos deste genero aguça a memoria e a atenção.

    ResponderExcluir
  24. Os cartunistas e chargistas tratam os assuntos sérios de forma divertida e irreverente como vemos nas charges, especialmente nesta que selecionei:http://zeccabrandao.multiply.com/photos/album/47#photo=27.SPG. Ela nos mostra através de um jogo de imagem e linguagem, pois é um texto misto,o abuso do poder político na sociedade contemporânea.O mais interessante para nós, futuros professores, é que podemos trabalhar os seis fatores da textualidade que sempre aparecem no gênero piada, quais sejam: coerência, coesão,intertextualidade, intencionalidade, aceitabilidade e, por vezes, a situacionalidade,dos sete fatores responsáveis pelo planejamento interativo, segundo Beugrand e Dressler.Além disso,instigar o olhar crítico e reflexivo sobre os temas caricaturados,e de natureza humorística, torna a aprendizagem mais agradável ao discente.


    Nivia Maria-polo UNISAT- Cuiabá-MT.

    ResponderExcluir
  25. O uso de texto não verbais na sala de aula é muito importante para os alunos a fazerem outros tipos de interpretação de imagens.

    ResponderExcluir
  26. http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/charges.htm

    Alem de trabalhar a correlação texto/contextual, imprescindível para compreensão da mensagem contida na charge.
    Pode - se dizer que Fazer o mesmo com as que apresentem elementos verbais levando-se em conta, porém, a dimensão que a parte escrita assumirá no texto.Elabora quadro sinótico, listando os elementos encontrados nas charges analisadas.

    ResponderExcluir
  27. A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais. [[ Dionatan Encina // ead00400002]]

    ResponderExcluir
  28. a linguagem é a forma de expresão humana, no entanto isso não quer dizer que ela seja necessariamente verbal, sabemos que ha varias formas de expressão e alinguagem não verbal é uma dessas expressões mais usadas pelo ser humano.

    ResponderExcluir
  29. A linguagem nao verbal é muito utilizada nos dias de hoje,é importante sabermos fazer a leitura de uma charge.
    è importante ler e interpretar!!!!

    ResponderExcluir
  30. http://www.humordaterra.com/2010/08/23/top-10-charges-politicas/ neste site esta a charge do politico com imagem de santo no horario eleitoral e posse de coisa ruim em sua casa, denunciando a falsa imagem transmitida nos horarios politicos para a enganação da população.

    ResponderExcluir
  31. A linguagem nao verbal e muita utilizada nos dias de hoje e um grande instrumento que pode transmitir importantes conteudos.

    ResponderExcluir
  32. as charges fazem uma releitura da realidade através de um humor satírico e realista, usando a politica ou outros temas importantes para a sociedade chama a atenção para a criticidade do tema.

    ResponderExcluir
  33. www.charges.com.br Cyber tudo

    Cyber Bombril: 1001 utilidades!!!
    Incrível. Tenho visto a humanidade entrando de cabeça no mundo virtual, mas não o contrário.
    O cyber com anúncios de pinturas de portas,telhas e portões e ferragens em geral

    ResponderExcluir
  34. www.charges.com.br Cyber tudo

    Cyber Bombril: 1001 utilidades!!!
    Incrível. Tenho visto a humanidade entrando de cabeça no mundo virtual, mas não o contrário.
    O cyber com anúncios de pinturas de portas,telhas e portões e ferragens em geral

    ResponderExcluir
  35. A linguagem nao verbal é muito utilizada nos dias de hoje. As charges fazem uma releitura da realidade a charge e a imagem, dado o nível de aproveitamento com leituras. A diversidade de gêneros e rica para o professor de português,a noticia, a crônica e a imagem.

    ResponderExcluir
  36. A charges com idéias alternativas como a charge libertária da Mafalda. Uma heroína zangada com a terra aprisionada, a Mafalda ridiculiza o mundoeducacaolibertaria.wordpress.com / cargas -Libertarias uma Recusa Por Umberto Eco uma charge em quadrinhos que icentiva a leitura e a interpretação.

    ResponderExcluir
  37. Os textos mostram a propaganda de textos publicitários que pedem uma interpretação e releitura da imagem sequenciais de signos de enunciados q apoian em um sistema de formação.Grandes efeitos e sentidos em termos cognitivos. segundo Fernanda o desenvolvimento cognitivo e de alto nível e pode transmitir a informação visualizada ao publico alvo.

    ResponderExcluir
  38. Achei perfeita a leitura da charge feita pelo colega Silvio Luis do polo de Assis Parabens!

    ResponderExcluir
  39. Através das charge podemos criticar sem perder o humor.
    Gilmeire

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. http://3.bp.blogspot.com/_N652m4tp5Fc/S7ZdewzfQGI/AAAAAAAAACM/_Q3aAzojTTc/s1600/charge7%5B1%5D.jpg

    A imagem é uma satira ao medo do cidadão em morrer durante um "simples assalto", mais do que ter um bem material subtraído. Hoje em dia muitas vezes nem nos tiram nada material, mas numa reação, nos tiram a vida.

    ALEX CORRER - EAD00387972

    ResponderExcluir
  42. A escola precisa explorar o texto Chárgico na Escola pois o desenvolvimento

    ResponderExcluir
  43. Considero a charge uma forma cômica de fazer uma crítica sobre um assunto, e é eficaz pois seno bem elaborada nos chama muito a atenção.
    DALVA,ead00284275.

    ResponderExcluir
  44. No site www.charges.com.br, há várias charges que tratam sobre questõe do nosso cotidiano, como o serviço de transporte, os planos de saúde em nosso país de forma engraçada nos chama a atenção para assuntos problemáticos e sérios da sociedade.
    Dalva, ead00284275

    ResponderExcluir