sexta-feira, 1 de julho de 2011

O trabalho na sociedade contemporânea

Olá, meu amigos. Vamos falar um pouco sobre trabalho. Vocês sabiam que a palavra trabalho, vem do latim e significa um chicote utilizado para tortura? Durante a Idade Média essa ideia de trabalho foi se transformando e na Idade Moderna, o trabalho passou a ser visto como redenção. E o trabalho no século XXI? Como podemos pensar esse conceito ao longo do nosso século. Sobre essas questões iremos abordar propostas, discutir temas importantes e partilhar bastante sobre algo que fazemos quase sempre, não é verdade, afinal o trabalho faz parte da nossa rotina.
Abraços a todos,
Reinaldo Nishikawa.

56 comentários:

  1. Posso constatar que, no início do século XXI, ocorreu o estreitamento das contradições do capitalismo financeiro no campo e na cidade. Houve o acirramento da precarização do trabalho (terceirização, subcontratação, trabalho domiciliar, trabalho infantil, informalidade), que resultou no controle do trabalhador dentro e fora do local de trabalho. Intensificou-se a reprodução acirrada do trabalho estranhado em escala planetária, que resultou na configuração da dinâmica territorial nas escalas nacional, regional e local.Comentado pelo aluno da UNOPAR(Anderson Silva Ferreira)

    ResponderExcluir
  2. E que com o capitalismo financeiro no campo e na cidade,houve mudanças na forma de trabalho, e com isto o trabalhador itencificou-se a produção acirrada do trabalho, e com isto houve uma dinamica nacional e regional local,o que faltou mão-de-obra no campo e houve grande concorrencia nas cidades. (ead 00495936)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza o trabalho é uma forma de que homem encontrou para mostrar sua capacidade de produção e de dominar a politica sobre o outro estamos falando de uma linguagem que é mostrada no nosso dia a dia.Uma socidade de consumo e desenvovimento financeiro.
    (ead00318554)

    ResponderExcluir
  5. O trabalho constroi a história, sendo, portanto, o motor estruturante da sociedade. porem, com o estabelecimento da propriedade privada capitalista, a consciência dos trabalhadores enfraqueceu. nocapitalismo, o trabalhador, ao transformar a natureza, só tem acesso aos produtos dessa transformação por meio do salario que recebe em troca do trabalho que realizou.

    jose (ead00367380)

    ResponderExcluir
  6. o trabalho, e com isto o trabalhador itencificou-se a produção acirrada do trabalho, e com isto houve uma dinamica nacional e regional local,o trabalho constrói a historia portanto é o estabelecimento da sociedade.

    ResponderExcluir
  7. trabalhador dentro e fora do local de trabalho. Intensificou-se a reprodução acirrada do trabalho estranhado em escala planetária, que resultou na configuração da dinâmica territórial é mostrada no nosso dia a dia.Uma socidade de consumo e desenvovimento financeiro. ead00324561

    ResponderExcluir
  8. Antigamente o trabalho era considerado uma tortura, pois os trabalhadores eram explorados e nao tinham algum tipo de direito, trabalhavam só para sobreviver, mulheres e crianças eram submetidas a jornadas de trabalho pesada, nao tinha descanso, nem férias e as mulheres nao tinham licensa maternidade.Hoje a realidade é totalmente diferente, a classe de trabalhadores passaram a ter direitos, deixaram de sobreviver para viver.

    ResponderExcluir
  9. É muito importante compreender as mudanças no significado do conceito Trabalho ao longo do tempo e do espaço. Cada momento, o significado do trabalho foi se transformando.

    ResponderExcluir
  10. As mudanças ocorrida no setor trabalho foi muitas,hoje podemos notar que existe mulheres trabalhando na área dos homens.

    ResponderExcluir
  11. O trabalho faz parte do ser humano,e a cada dia que passa ele fica mais amplo.Hoje podemos notar que existe varias mulheres na área,que antes era destinada só para homens,por isso a cada dia o munda esta em trasnformação,com certeza para melhor.
    ead 00317116
    DANY DURAES.

    ResponderExcluir
  12. O trabalho forja o progresso.


    Janete A Fernandes - ead00340289 Uberlândia MG

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. o trabalho sempre fez parte de nossas vidas. Na idade média as pessoas eram escravas de seus trabalhos, porque elas trabalhavam e não tinha remuneração alguma.
    As pessoas tinham que trabalhar sem reclamar e sem receber algum tipo de pagamento. Hoje na idade moderna, por mais que ainda exista o trabalho escravo, temos a lei que ampara os trabalhadores, só é escravo do trabalho aquele que aceita as condições precárias da escravidão

    ResponderExcluir
  15. O trabalho é a ferramenta que dignifica o Homen

    ResponderExcluir
  16. ANDRÉIA DE SOUZA MACHADO EAD00338360 o trabalho faz com que o homem se torne integrante ativo da sociedade

    ResponderExcluir
  17. Creio que a única espécie que trabalha com finalidade além da de suprir as necessidades básicas (subsistência) é a humana. E ao longo do tempo o trabalho tornou-se mercadoria, com o homem vendendo sua mão-de-obra para nem sempre conseguir pagar pela moradia, pela saúde, pela educação, pelo lazer e até mesmo pela alimentação.
    Silvio Luís de Carvalho - Comunidade Externa - Polo Assis -

    ResponderExcluir
  18. Apesar de combatido, no Brasil ainda há o registro de trabalho escravo. E isso não acontece apenas nas regiões mais pobres. Até mesmo no Estado de São Paulo, o mais rico da federação, de vez em quando trabalhadores são flagrados em condições desumanas. Normalmente isso ocorre nos canaviais e nas carvoarias, mas na cidade São Paulo, imigrantes são explorados pela indústria da confecção. Apesar das leis de proteção do trabalho o homem ainda se sujeita à condições humilhantes para tentar pelo menos ter o comer.
    Silvio Luís de Carvalho - Comunidade Externa - Polo Assis

    ResponderExcluir
  19. o trabalho faz parte de nossas vidas

    ResponderExcluir
  20. O trabalho é uma ferramenta que todos nós seres humanos deveriamos fazer com dignidades.

    Eliane Fernandes ead 00344873
    Uberlandia MG

    ResponderExcluir
  21. No século XXI, surgem novas ferramentas , gestão para discutir novas propostas de trabalho, surgem novos rótulos todos os dias, mas as proposta de melhores condições de trabalho e melhores ganhos deixam a desejar.
    Lucia Machado de Sousa EAD 00337773 Unopar Uberlândia MG.

    ResponderExcluir
  22. o trabalho classifica o homem de acordo com a função desempenhada, sendo portanto na atualidade ainda sinonimo de desigualdade social e descriminação.

    ResponderExcluir
  23. o trabalho dignifica o homem, independente da função ocupada, ele nos faz sentir capaz, necessários, importantes.

    ResponderExcluir
  24. Weslea / ead 00318564 Unopar virtual
    O trabalho é importante para a vida profissional
    e pessoal, nos traz autonomia e dignidade para podermos viver e fazer a diferença nos tornando pessoas melhores, na busca de ser, ter e estar, onde viver é conviver, o trabalho nos possibilita interagir e agir no mundo.

    ResponderExcluir
  25. Através desta aula, adquirimos conhecimentos sobre a importância de sempre nos atualizarmos, não parando de estudar, fazer cursos sobre vários assuntos, pois só assim estaremos preparados para competir com o mercado de trabalho.

    Cleuza Cardoso - ead 00369709

    ResponderExcluir
  26. O trabalho é a base de sonhos, por isto na sociedade contemporânea não basta saber fazer ou ser qualificado,tem que haver o conjunto. formação e qualificação.Como seres humanos, certamente não somos onipotentes mas intervimos em uma esfera de possibilidades, que é construída a partir da nossa inserção no tempo e no espaço, enquanto sujeitos da história. Se considerarmos o trabalho como uma condição que acontece entre o homem e a natureza, para resolver o problema da sobrevivência, vemos que ele se dá de forma concreta e é a condição de vida dos homens.

    ResponderExcluir
  27. Este tema foi muito importante para que possamos aprender um pouco mais sobre o que estudamos, porque o estudo requer sempre atualização ele não é pronto e acabado.

    ResponderExcluir
  28. O trabalho nos dias de hoje é o escravismo revestido em novas máscaras e teorias. Ele é fundamental na sociedade capital porque dele advém toda a mão de obra e produção de produtos do capital, que as pessoas consomem sem consciência. O trabalho , no sentido do consciente coletivo, é o que pode dar segurança em suas vidas, segurança essa que pode custar a mente das pessoas [[ Dionatan Encina // ead00400002 ]]

    ResponderExcluir
  29. O trabalho é sem duvida uma ferramenta importante para o ser humano se libertar dentro da sociedade,o trabalho faz parte do homem, antes eram escravos trabalhando obrigatoriamente para sociedade mais injusta, hoje ainda trabalham em busca de sua propria liberdade.

    ResponderExcluir
  30. O trabalho vem se adequando as necessidades de cada modelo de sociedade..Em nossa sociedade capitalista é tanto meio de produção de riquezas, como de exploração do ser humano.
    Luisa Follak..Pólo de Ijuí-RS

    ResponderExcluir
  31. O trabalho garante ao ser humano uma forma digna de vida, torno-o conscientes de suas necessidades e responsabilidades sociais. o trabalho garante a geração de novas vidas, e novas formas de vida.
    Gláucia Silva

    ResponderExcluir
  32. O trabalho faz parte da vida da humanidade, e nos torna mais dignos.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Este curso de extrema importância para a formação dos alunos.

    ResponderExcluir
  36. o trabalho garante com que sejam adquiridas todos os principios para uma vida digna e saudavel.

    ResponderExcluir
  37. as relaçoes de trabalho são estabelecidas de forma a classificarem as classes sociais e muitas vezes descriminarem as pessoas com baixo nivel educacional portanto pertencentes a profissoes puco remuneradas.

    ResponderExcluir
  38. O trabalho e de muita importancia e nos torna dignos.

    ResponderExcluir
  39. O trabalho que antes era visto como forma de tortura,hoje é visto como forma de honra.

    ResponderExcluir
  40. O trabalho garante a dignidade humana. Maria Leonir ead 00324557

    ResponderExcluir
  41. O HOMEM SEM O TRABALHO É UM SER HUMANO SEM CONDIÇÕES DE DIGNIDADE. FRANCISCA MENDES FERNANDES

    ResponderExcluir
  42. O trabalho é essência da vida. O trabalho enobrece o homem. Zoete Flores dos Santos ead00324566

    ResponderExcluir
  43. Sem algum tipo de trabalho que nos de sotem murchamos, morremos, o trabalho nos ergue, nos dignifica, nos enobrece.zoete flores dos santos ead00324566

    ResponderExcluir
  44. achei muito adequada a colocação do Colega Silvio Luis sobre a realidade do trabalho humano é verdade que ainda existe muitos tipos de trabalho escravo modernos que o ser humano em sua fraqueza é obrigado a aceitar como trabalho porém, naõ cobre suas necessidades homanas.É certo que existe leis de proteção dos deveres e direitos,porque então pessoas ainda se submetem a isso. Acabará algum dia?...é o que esperamos a luta é para isso.

    ResponderExcluir
  45. É logico que nimguem pode falar mau de quelquer tipo de trabalho, pois é o trabalho que nos da um direito de viver bem e ter uma vida digna de um ser umano que como diz a lei, "todos tem o direito de ir e vir", ir e vir como sem dinheiro? como ter dinheiro sem trabalho? robando?
    Mas no meu ponto de vista o trabalho não vem emprimeiro lugar, para mim oque vem em primeiro lugar é ter um bom emprego para poder ter bastante dinheiro, e poder aproveitar a vida que como dizem é apenas uma.
    valeu

    ResponderExcluir
  46. o trabalho e muito importante em nossas vida

    ResponderExcluir
  47. O trabalho é muito importante para o homem, pois o trabalho dá sentido à vida. Penso que o homem sem trabalho é desvalorizado pela sociedade. A sociedade como sabemos é capitalista e visa somente o lucro e não valoriza o homem e explora e não dá liberdade para demonstrar sua capacidade. Qualquer tipo de trabalho é bom e importante para o crscimento do homem.

    ResponderExcluir
  48. A argumentação faz parte de nosso dia a dia, por isso é importante que o leitor compreenda o que significa argumentação e saber também como buscar argumentar algun assunto, pois ele precisa ser conhecedor para argumentar de maneira correta.

    ResponderExcluir
  49. O trabalho quando feito por quem gosta traz coisa positiva. é uma pena que o homem usa o trabalho como forma de escravatura e de divisão social.
    Gilmeire

    ResponderExcluir
  50. Trabalho significa hoje em dia, colaborar com o desenvolvimento da empresa e consequentemente da sociedade, porém, infelizmente as pessoas buscam apenas emprego, estabilidade, altos cargos, remuneração, etc.

    ALEX CORRER EAD00387972

    ResponderExcluir
  51. Kkkkk André Luis valeu!...é bem crítico e real seu ponto de vista. Nos dias de hoje existem os que buscam primeiro o emprego para para depois aprender o tra-ba-lho,mas nos professores primeiro temos que aprender como tra-ba-lhar em sala de aula para depois conseguir emprego...depois de demostrar que aprendemos realmente passando num concurso só ai teremos um emprego e um trabalho seguro.Será que vale a pena gastar tanto com faculdades?

    ResponderExcluir
  52. Kkkkk...André luis valeu! é muito crítico e real seu ponto de vista.Hoje em dia existe quem busque primeiro o emprego para poder tra-ba-lhar, seja lícito ou ilícito,porém nos professores primeiro temos que aprender a trabalhar para depois conseguir o emprego se...conseguirmos passar em um concurso conseguiremos um emprego que nos dará um meio de trabalho relativamente seguro,será que vale a pena fazer tanta faculdade?... e adquirir tantos conhecimentos, estudar um senfim de livros? teremos que mostrar nossa competência,é um longo caminho, se acreditar e se praticar esse trabalho e aprender dele, conseguiremos. É um desafio.

    ResponderExcluir
  53. Se ver-mos o trabalho como na idade média como um chicote de tortura realmente ninguém vai querer trabalhar pois ninguém quer apanhar, mas hoje em dia existem Leis trabalhistas as quais podemos recorrer exigir o cumprimento de nossos direitos e lembrar que devemos cumprir deveres numa sociedade na qual estamos inseridos.Foi tão forte a verbalização da palavra tortura na idade média que hoje ainda dizemos apanhei para aprender (tal coisa).

    ResponderExcluir
  54. Na sociedade atual não se prega o trabalho como tortura ou sacrifício, mas sim como é importante que todas as pessoas sejam produtivas, trabalhadoras para que possam colaborar com o desenvolvimento econômico da sociedade. E a visão consumista da sociedade atual também reforças a importãncia do trabalho, pois sem este não é possível se tornar um consumidor em potencial, algo que é muito valorizado, é consumir cada ves mais e ter acesso as mais novas tecnologias.

    ResponderExcluir