sexta-feira, 1 de julho de 2011

Provas Modernas!!

Você notou, na aula em que falamos sobre textos verbais e não verbais, que eu enfatizei que concursos, provas, vestibulares, ENEM, ENADE, dentre outros tipos de avaliação, tem havido uma grande variação de textos e de questões relacionadas a eles.

No link a seguir (CLIQUE AQUI), você lê/vê uma reportagem falando sobre dicas especificamente para a prova do ENEM.

Então, eu gostaria de que nós conversássemos um pouco aqui sobre a importância das avaliações, nos diversos níveis, e principalmente dicas (com suas razões) sobre leitura de textos, sobre escrita, sobre como se preparar para uma prova ou concurso.

Dar as razões é importante, pois não ficará uma dica sem nexo, sem explicação e, além disso, exercitará seu poder de argumentação (que depende de conhecimento, portanto, para alguns, de pesquisa).



Abraços e aguardo as participações!
Prof. Marcelo Silveira

47 comentários:

  1. Em relação as provas claro que tem que sempre haver, em qualquer tipo de concurso seja ele qual for, agora a preparação deve ficar a critério de cada candidato.
    Eliane de Fátima Fernandes Uberlandia MG

    ResponderExcluir
  2. As avaliações são importantes, pois é através delas que verifica-se a aprendizagem e onde devemos melhorar. A dica para leitura é ler refletindo e não tentando memorizar. Quanto mais lermos, mais saberemos escrever bem, a leitura diária é a chave de tudo.

    Gorete ead00318539

    ResponderExcluir
  3. Anderson Silva Ferreira (ead00349261).No cotidiano a elaboração das avaliações feitas por qualquer instituição educacional é muito importante para a aprendizagem do discente. Pois, através da avaliação podemos testar nossos conhecimentos adquiridos durante determinado curso ou disciplina aprendido. Desta forma, devemos não só se esforçar para melhorar nosa aprendizagem, como também sempre buscar ler e interpretar de forma objetiva qualquer questão relacionado ao determinado assunto..

    ResponderExcluir
  4. Quanto a avaliação, acho importante que ela faça parte do cotidiano escolar, na qual é um dos métodos utilizados para verificar o ensino/aprendizagem dos discentes. A leitura deve fazer parte do nosso dia a dia, pois através dela poderemos melhorar a nossa linguagem e a nossa interpretação de forma significativa.
    Mônica Boaventura Silva.
    Unopar Uberlândia

    ResponderExcluir
  5. Prof.º Marcelo, as dicas dadas pelo prof.º Eduardo Antônio Lopes são muito boas e a partir delas, acredito que seja relevante aos candidatos ao ENEM a leitura de vários gêneros textuais inclusive os não verbais, que podem ser encontrados nas charges políticas, ambientais, nas propagandas diversas. É importante, igualmente, que estejam inteirados acerca dos acontecimentos contemporâneos, pois, tais textos, como regra, caricaturam situações reais. Razão pelas qual, dentre outros, é preciso que se leiam textos jornalísticos, com as notícias do país e as internacionais. Leitura de resenhas também é recomendável, servindo de base para opiniões em questões subjetivas. Apurar o senso crítico é preciso, com exercício reflexivo, o que facilita a interpretação adequada dos enunciados da prova. Sobretudo, é preciso estar bem informado.

    Nívia Maria –Curso de Letras - UNISAT – Cuiabá/MT

    ResponderExcluir
  6. As provas são de estrema importância para o cotidiano escolas. Com ela é possível avaliar seus conhecimentos, verificar onde precisa de melhora. Ao responder uma prova o aluno precisa estar bem preparado, é necessário ter estudado e lido bastante, e ainda ler todas as questões com bastante atenção, procurando interpretá-las da melhor maneira.

    Daiane Moraes de Faria - UNOPAR - Uberlândia
    ead00190755

    ResponderExcluir
  7. Certamente a avaliação é de suma importância, para que possamos medir a aprendizagem de nossos alunos, porém acredito que haja outras formas de avaliação além de provas; afinal de contas estamos em pleno século XXI.

    ResponderExcluir
  8. Avaliar faz parrte do processo de ensino e de aprendizagem, não ensinamos sem avaliar, não aprendemos sem avaliar. Dessa forma, rompe-se com a falsa dicotonia entre ensino e avaliação, como se esta fosse apenas o final de um processo.
    Edilamar (ead00339022)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. A vontade de aprender é inata. A capacidade de aprender é inata. A socialização induz algumas atitudes que maximizam e outras que condicionam a vontade de aprender. Assim, a aprendizagem passa a depender do conhecimento de que existe uma avaliação feita por alguém, de algum modo e em algum momento.
    stela(00318559)

    ResponderExcluir
  11. O concurso seja ele qual for é de grande importância, pois é através dele que somos avaliados,e se o que estudamos foi por nós bem interpretado e com isso avaliamos o nosso desempenho .

    ResponderExcluir
  12. Creio que cada um de nós sabe que está sendo avaliado a todo o tempo ,isto é claro.Até por nós mesmos, pois é uma maneira de constatarmos que houve a aprendizagem é a prova que aprendemos, podemos não sermos os primeiros mais isso é importante para nós.Pois é um momento de refletirmos e valorizamos o que aprendemos.(ead00318554)

    ResponderExcluir
  13. estamos sendo constantemente avaliados em nossas açoes no dia a dia, na escola, no trabalho, na sociedade de uma forma geral, mas é tambem nesses momentos, que podemos comprovar realmente se o nosso aprendizado esta tendo avanços. em uma prova de um concurso por exemplo, colocamos em prática então aquilo que acreditamos ter aprendido, e podemos comprovar se realmente estavamos preparados o bastante para tal.

    ResponderExcluir
  14. é uma maneira de constatarmos que houve a aprendizagem é a prova que aprendemos que podemos comprovar realmente se o nosso aprendizado esta tendo avanços,e podemos comprovar se realmente estávamos preparados o bastante para tal.
    ead00324539

    ResponderExcluir
  15. a aprendizagem passa a depender do conhecimento de que existe uma avaliação feita por alguém que acreditamos ter aprendido, e podemos comprovar se realmente estavamos preparados.

    ResponderExcluir
  16. As diversas avaliações é muito importante para mostrar o nosso aprendizado,o que ficou guardado,enfim o que foi aprendido.
    Para aprendermos mais,a minha dica é ler ,ler e ler..... quanto mais lermos mais aprendemos.
    Para concretizar o aprendizado só fazendo as diversas avaliações.
    ead 00317116
    Daniela Durães.

    ResponderExcluir
  17. As diversas avaliações é muito importante para mostrar o nosso aprendizado,o que ficou guardado,enfim o que foi aprendido.
    Para aprendermos mais,a minha dica é ler ,ler e ler..... quanto mais lermos mais aprendemos.
    Para concretizar o aprendizado só fazendo as diversas avaliações.
    ead 00317116
    Daniela Durães.

    ResponderExcluir
  18. ler ,refletir, sem duvida é de grande valia para o ensino/aprendizagem.
    ead00344874
    unopar/Uberlândia

    ResponderExcluir
  19. Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso, devemos observar o seguinte:

    01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
    02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente;
    03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes;
    04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas;
    05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
    06. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
    07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
    08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
    09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
    10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu;
    11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa;
    12. Quando o autor apenas sugerir idéia, procurar um fundamento de lógica objetiva;
    13. Cuidado com as questões voltadas para dados superficiais;
    14. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto;
    15. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta;
    16. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;
    17. O autor defende idéias e você deve percebê-las;
    18. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto.
    Ex.: Ele morreu de fome.
    de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realização do fato (= morte de "ele").
    Ex.: Ele morreu faminto.
    faminto: predicativo do sujeito, é o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.;
    19. As orações coordenadas não têm oração principal, apenas as idéias estão coordenadas entre si;
    20. Os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.

    ead00352268
    Itapetinga-BA
    Alessandro

    ResponderExcluir
  20. A avaliação é importante para analisar os conhecimentos, avaliar e aprovar

    ResponderExcluir
  21. A compreensão que temos do mundo vai além das palavras e muitas das vezes as imagens dizem muito. A habilidade em ler e interpretar textos não verbais é algo o aluno precisa desenvolver para que possa, ao se deparar com um gráfico, uma charge, uma foto, encontrar nestes materiais algo que lhe seja representativo, que lhe transmita ideia, informação e conhecimento.
    Silvio Luis de Carvalho - Comunidade Externa - Polo Assis

    ResponderExcluir
  22. avaliar é rever a maneira de pensar o estudo adquirido, sendo de extrema importancia para a pessoa avaliada, textos verbais e não verbais devem de fazer parte da preparação para a inserção em espaços referentes a valiação seja ela formativa ou diagnosticativacomo é o caso de vestibulares e concursos.

    ResponderExcluir
  23. È claro que estudar para uma prova, um concurso ou qualquer outro meio avaliativo é difícil, mas depende muito do individuo, não basta apenas dar uma lida e boa, pra se alcançar um objetivo deve haver esforço e bastante estudo inclusive muita leitura. Só passa aquele que estuda e só alcança aquele que corre atrás. Um professor de um cursinho que eventualmente venho cursando procura sempre mencionar que só descansa aquele que já é concursado e bem sucedido e que já obtêm uma boa estabilidade financeira, ainda no contexto ele ressalta que quem quer realmente se dar bem numa prova tem que deixar certos lazeres de lado (inclusive a novela) e se fixar inteiramente nos estudos.
    Esta é minha dica: Pra mim resolveu!

    ResponderExcluir
  24. A avaliação serve para saber como está o desempenho do aluno. O professor através da avaliação procurará estratégias para resolver as deficiências observadas.
    Lucia Machado de Sousa EAD 00337773 Unopar Uberlândia MG.

    ResponderExcluir
  25. as provas modernas garantem com que seja avaliado não somente o desempenho cognitivo do aluno, o que pode ser demonstrado através do decorar matérias ou conteúdos, mas também a capacidade de raciocinio e contextualização do tema em questão garantindo com seja observado vários segmentos da educação, estar preparado para estas provas vai além de perder varias horas decorando textos e conceitos, o que deve ser feito é a verificação interiorizada dos conhecimentos já adquiridos.

    ResponderExcluir
  26. avaliação faz parte do processo educativo,uma de suas funções é diagnosticar as necessidade e dificuldades, axiliando professor e aluno no processo educativo

    ResponderExcluir
  27. A avaliação é importante para analisar os conhecimentos.Para aprendermos mais,a minha dica é ler,quanto mais lermos mais aprendemos.
    Ao responder uma prova o aluno precisa estar bem preparado, é necessário ter estudado e lido bastante, e ainda ler todas as questões com bastante atenção, procurando interpretá-las,quem quer realmente se dar bem numa prova tem que deixar certos lazeres de lado,e se fixar inteiramente nos estudos.
    Estudar com muita atenção,e procurar ficar calmo na hora em que está lendo uma prova faz muita diferença.

    ResponderExcluir
  28. Alias, um aperfeiçoamento no estudo para que possa passar em um concurso publico, basta ter em mente que tem que estudar muito, e rever varias avaliações anteriores e de grande avalia para o futuro do aluno.


    Robson - ead 00367987

    ResponderExcluir
  29. As avaliações e provas atuais busca o lado intelectual, busca a percepção cognitiva. Hoje não basta decora, o aluno deve ser crítico e interpretativo, buscar soluções alem da leitura.

    ResponderExcluir
  30. A avalição é uma ferramenta que possibilita o educador a se autoavaliar também. E a avaliação deve ser adequada ao aluno.

    ResponderExcluir
  31. Para obter sucesso nos concursos, o candidato dever realizar um bom planejamento. Para isso, o estudo deve ser feito de forma objetiva. Não adianta uma programação que estabeleça seis horas de estudo diário, quando o candidato não possui tempo disponível. Por isso, no planejamento, o primeiro passo é definir claramente o tempo que será utilizado no estudo. O estudo bem planejado possibilita ao candidato um melhor desempenho na hora da prova [[ Dionatan Encina // ead00400002]]

    ResponderExcluir
  32. concerteza a avaliação é importante, e fgaz parte do processo ensino aprendizagem, mas no entanto não pode ser taxativa, ela deve abranger como um todo o aprendizado do aluno.

    ResponderExcluir
  33. a avaliação propicia a verificação não so da aprendizagem do aluno mas tambem da metodologia do ensino, nas provas modernas o decorar não mais garante um bom desempenho dando lugar ao raciocinio logico do aluno.

    ResponderExcluir
  34. Para qualquer tipo de processo e necessario a avaliação fica a critério do aluno a forma que ele desenvolve o estudo para este processo.A avaliação e de muita importancia.

    ResponderExcluir
  35. a avaliação verifica não só ao aluno e sim o processo de ensino melhorando o ensino aprendizagem por todo o processo.

    ResponderExcluir
  36. A avaliação é a ferramenta que possibilita o professor se autoavaliar. Maria Leonir ead 00324557

    ResponderExcluir
  37. A AVALIAÇÃO É UM MODO FORMAL PARA AVALIAMOS OS ALUNOS. FRANCISCA MENDES FERNANDES

    ResponderExcluir
  38. As avaliações são importantes para à auto avaliação e as pesquisas são instrumentos que ajudam a interpretar textos e chegar a avaliação.
    Zoete Flores dos Santos ead00324566

    ResponderExcluir
  39. A avaliação é a ferramenta que permite avaliar conhecimentos, verificar onde precisa de melhora.

    ResponderExcluir
  40. As provas modernas a nível nacional é a maneira encontrada para se avaliar coletivamente uma nação e seu nível de (QI)analfabetos, alfabetizados,e o nível de Educação a nível nacional.

    ResponderExcluir
  41. É uma prova que valoriza, sobretudo, a habilidade de interpretar texto. Não é uma prova que exija um grande repertório de conhecimentos. Portanto, é uma prova em que a preparação não passa pela decoreba. Segundo o professor Eduardo Antônio Lopes, os alunos devem se preparar para a leitura de diferentes tipos de textos na prova, inclusive os não verbais, como mapas, gráficos, tabelas e obrrs de arte.

    ResponderExcluir
  42. A avaliaçao é importante e faz parte do cotidiano escolar, portanto verifica a aprendizagem dos discentes. A leitura é sempre importante e é necessário que dediquemos bem a uma boa leitura, assim melhora nossa aprendizagem.

    ResponderExcluir
  43. Estamos sendo avaliados a todo o momento e por todas as pessoas, muitas das vezes estas avaliações faz bem pois pensamos no que devemos fazer, mas muitas vezes são esmagadoras destruindo e selecionando formando grupos nos quais são vitimas de preconceito.
    Gilmeire

    ResponderExcluir
  44. Estas avaliações são de extrema importância para o constante aperfeiçoamento do ensino/aprendizado.

    ALEX CORRER EAD00387972

    ResponderExcluir
  45. Avaliações sobre determinado curso universitário ou de algus anos do ensino fundamental e médio, pode ser uma forma de avaliar o curso e também pode ser uma forma do governo impor os conteúdos que estes cursos devem ensinar. È uma forma do governo fiscalizar o ensino no país. E os estudantes seja de qual nível de ensino for deve se preparar lendo vários tipos de textos para que contribuam para a construção do conhecimento.
    DALVA, ead00284275

    ResponderExcluir
  46. As provas modernas concursos, ENEN, ENADE,são instrumentos de qualificação para o trabalho de indivíduo avaliando o grau de conhecimentos adquiridos atualmente exige cada vez mais os conhecimentos modernos .

    ResponderExcluir