quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cidadania e Direitos Humanos

Olá, pessoal!


Vamos aprofundar o nosso conhecimento acerca da cidadania e direitos humanos? Sugiro, então, a leitura dos artigos indicados nos links abaixo. O primeiro refere-se à Declaração Universal dos Direitos Humanos (procure comparar os termos da declaração com os artigos 1º ao 5º da Constituição Federal Brasileira), e o segundo faz menção à cidadania no Brasil.

Ambos os textos, além de aprofundar o seu conhecimento, permitirão uma importante conscientização política e social.

Texto 01: http://www.oas.org/dil/port/1948%20Declara%C3%A7%C3%A3o%20Universal%20dos%20Direitos%20Humanos.pdf
Texto 02: http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/bh/caroline_fockink_ritt2.pdf

Grande abraço,

Prof. Janaina.

40 comentários:

  1. Todos nós seres humanos nascemos livres e iguais em dignidade e em direitos. Temos é que saber expor nossos pensamentos para que a razão e a consciência, possam agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano tem direitos e deveres que devem ser cumpridos para que ambos sejam valorizados. O ser humano deve agir com ética em relação aos seus deveres para que o seu direito não seja esquecido.

    Gorete ead00318539

    ResponderExcluir
  3. Anderson Silva Ferreira (ead00349261)O ser humano tem direito e liberdade opcional para expor suas opiniões e deveres, porém sempre buscando respeitar a opinião alheia de forma ética e moral..

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. O conceito de direitos humanos tem a idéia também de liberdade de pensamento, de expressão e a igualdade perante a lei. Enfim, temos direitos e deveres que devemos cumprir para que possamos garantir esses direitos ao longo de nossas vidas.

    Glassijania ead00318527

    ResponderExcluir
  6. Edilamar (ead00339022)Quando falamos em direitos humanos nos referimos que temos direto e liberdade tanto de pensamento como de expressão, nascemos livres iguais em dignidade e em direitos, mas deixo uma pergunta: Nos direitos humano todos tem direito iguais ou apenas uma minoria e previlegiados?

    ResponderExcluir
  7. todo ser humano tem direitos, que devem ser respeitados mas nunca deve esquecer que também tem deveres a serem cumpridos.
    ead00344874
    unopar/Uberlândia

    ResponderExcluir
  8. Prezada Prof.ª Janaína,

    Como vimos a partir destes dois documentos jurídicos, os direitos humanos são direitos universalmente reconhecidos como aqueles básicos ao ser humano e pautados pela sua dignidade. Na Constituição de 1988, consoante com a própria Declaração da ONU, observamos que muitos deles foram reconhecidos como direitos fundamentais, a exemplo dos direitos individuais, arrolados no art. 5º, dentre outros, devendo ser respeitados e garantidos, sobretudo, pelo Estado. Observamos, ainda, que a dignidade da pessoa humana é base destes direitos e do Estado Democrático de Direito brasileiro, assim como a cidadania, sendo que República Federativa do Brasil possui como objetivos, além de outros,construir uma sociedade livre, justa e solidária, reduzir as desigualdades sociais e promover o bem de todos, sem quaisquer formas de discriminação.

    Tais textos, são inspiradores, reconhecendo ser a importância do ser humano e de sua dignidade, porém acreditamos merecem maior cumprimento na prática, já que a realidade não demonstra tanta vontade política dos governantes, haja vista tanta desigualdade e pobreza, no nosso país e no mundo.

    Nívia Maria - Letras - UNISAT - Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
  9. Sabemos que nascemos com direitos e deveres. Portanto, podemos verificar que ao longo de nossas vidas temos mais deveres do que direitos. Mas, para que possamos viver com mais ética e dignidade temos que lutar pelos nossos direitos, uma vez que vivemos numa sociedade de desigual e desumana.
    Mônica ead00318544
    Unopar Uberlândia-MG.

    ResponderExcluir
  10. Todos nós temos direitos e deveres isto faz parte da vida de um cidadão.(ead00318554)

    ResponderExcluir
  11. Sobre os direitos humanos, é sempre um asunto polemico. Nos acadêmicos e profissionais das mais variadas áreas do conhecimento, temos a oportunidade de fazer algo, em prol da sociedade, pois a medida que mais estudamos, cai por terra o veu da ignorancia, e agora devemos nos posicionar, não importa o lado, mas posicionar saberndo as causas e consequencias de nossos atos.
    Celso (ead00374522)

    ResponderExcluir
  12. agora devemos nos posicionar, não importa o lado, mas posicionar saberndo as causas e consequencias de nossos atos.acreditamos merecem maior cumprimento na prática, já que a realidade não demonstra tanta vontade política dos governantes todos tem direito iguais ou apenas uma minoria e privilegiados.ead00324539

    ResponderExcluir
  13. a sociedade, pois a medida que mais estudamos, cai por terra o veu da ignorancia, e agora devemos nos posicionar, não importa o lado, , uma vez que vivemos numa sociedade de desigual e desumana o Brasil possui como objetivos, além de outros,construir uma sociedade livre, justa e solidária.

    ResponderExcluir
  14. Democracia",existe para que cada um possa expressar suas opiniões,mas não devemos esquecer do respeito que temos que ter um com outro.
    Grata Dany Durães
    ead 00317116

    ResponderExcluir
  15. Em tempos dificeis e conturbados por inumeros conflitos, nada mais urgente e necessario que educar em direitos humanos, tarefa indispensavel para a defesa, o respeito,a promoção e a valorização desses direitos.

    Janete A Fernandes - ead00340289-Uberlândia

    ResponderExcluir
  16. O mundo seria melhor se todos conhecessem seus direitos e deveres. Precisamos exercer mais a cidadania e divulgar o direitos humanos.

    Anália Maria - Unopar Uberlândia
    EAD 00318511

    ResponderExcluir
  17. Com certeza as relações humanas seriam bem melhor se todos soubessem dos seus direitos, mas seria melhor ainda se todos cumprissem os seus deveres.

    ResponderExcluir
  18. Sabemos que temos direitos e deveres, porém conhecemos pouco esses direitos e deveres. Daí a necessidade de conhecê-los melhor para dessa maneira cada um de nós possa trazer sua parcela de colaboração na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

    ResponderExcluir
  19. Direitos e deveres é que guia o ser humana para a racionalidade e o difere dos outros seres.

    ResponderExcluir
  20. O conhecimento e a maior arma contra a ignorância, saber qual e o seu direito e seus deveres e o bem mais precioso que uma pessoa pode ter. Sabendo quais seus direito poderão cobrar eles respeitando também seus deveres.

    ResponderExcluir
  21. Muitos falam da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão. No entanto, acredito que poucos leram a carta que foi assinada no dia 26 de agosto de 1789. Hoje completam 219 anos que ela foi assinada, na França revolucionária.

    Veja essa carta no link abaixo.
    http://acertodecontas.blog.br/atualidades/declaracao-de-direitos-do-homem-e-do-cidadao/

    ead00352268
    Itapetinga-BA
    Alessandro

    ResponderExcluir
  22. BETH DISSE:CIDADANIA DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA NÃO SÃO CONCEITOS ESTÁTICOS A CIDADANIA PODE SER RESUMIDA COMO O DIREITO DE TER UMA VIDA DIGNA DE SER HOMEM .E QUE TODOS OS HOMENS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI,SEM DISCRIMINAÇÃO DE RAÇA,CREDO E COR.

    ResponderExcluir
  23. ead 00341474

    Todos nós temos direitos e deveres, mas o mais importante é a liberdade de expressão

    Uberlandia-mg

    ResponderExcluir
  24. Todo ser humano tem direito de uma vida digna.
    Sendo os homens iguais perante a Lei, é necessário que exista respeito entre as pessoas e este repeito deve ser igualitário, onde todos têm deveres e direitos.
    Um indivíduo cidadão deve fazer valer seus direitos.
    Lucia Machado de Sousa EAD 00337773 Unopar Uberlândia MG.

    ResponderExcluir
  25. Os conceitos sobre o que é cidadania e direito foram mudando com o passar do tempo, e também variam conforme a cultura de cada povo. No entanto, há conceitos que básicos e inerentes a todos os seres humanos, independentemente de qual país ou região em que vivam.
    Só que universalizar tais conceitos não é tão fácil, pois esbarra na forma de vida seguida por esta ou aquela sociedade.
    Silvio Luis de Carvalho - Comunidade Externa - Polo - Assis

    ResponderExcluir
  26. O ser humano deve agir com ética em relação aos seus deveres para que o seus direitos não sejam esquecido.
    Sabendo quais seus direito poderão cobrar eles, respeitando também seus deveres.
    Respeitar o proximo é um dever de cada ser humano, devemos respeitar a cultura, religião, modo pensar e modo de agir.Perante Deus somos todos iguais, mas perante a lei dos homens devemos fazer valer os nossos direitos como cidadão,respeitando para ser respeitado.
    Todos nós temos direitos e deveres, mas o mais importante é a liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  27. Durante a aula adquirimos conhecimento de que todo ser humano deve ter acesso a educação pública de qualidade, condições dignas de trabalho, direito a saúde, direito a moradia, fundamentais para se construir a cidadania.

    Cleuza Cardoso - ead00369709

    ResponderExcluir
  28. o documento referente aos direitos humanos assegura com que sejam garantidos os principais quesitos necessarios para a garantia da integriddae fisica e moral de todos os seres humanos sem discriminação.

    ResponderExcluir
  29. os direitos humanos são referencias para que não haja injustiças que degridam a imagem de uma pessoa ou grupo social sendo todos iguais perante a sociedade.

    ResponderExcluir
  30. Pode - se relatar que cidadania é o direito a ter direitos, pois a igualdade em dignidade e direitos dos seres humanos não é um dado. É um construído da convivência coletiva, que requer o acesso ao espaço público. busca muito a equidade.

    ResponderExcluir
  31. Os Direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida.
    O direito à vida, à alimentação, à saúde, à moradia, à educação, o direito ao afeto e à livre expressão da sexualidade estão entre os Direitos Humanos fundamentais.

    Não existe um direito mais importante que o outro. Para o pleno exercício da cidadania, é preciso a garantia do conjunto dos Direitos Humanos. Cada cidadão deve ter garantido todos os Direitos Humanos, nenhum deve ser esquecido.
    Respeitar os Direitos Humanos é promover a vida em sociedade, sem discriminação de classe social, de cultura, de religião, de raça, de etnia, de orientação sexual. Para que exista a igualdade de direitos, é preciso respeito às diferenças.A igualdade racial e entre homens e mulheres são fundamentais para o desenvolvimento da humanidade e para tornar real os Direitos Humanos. {{ Dionatan Encina // ead00400002]]

    ResponderExcluir
  32. Devemos nós como cidadãos ler a constituição Federal,nele estao todos nosso direitos inclusive a dos direitos humanos.Saber dos nossos direitos é algo importantissimo.
    Não devemos deixar passar despercebido!!

    ResponderExcluir
  33. os doreitos humanos devem de serem assegurados sem distinção de raça cor ou credo religioso ou seja qual for a forma de descriminação deve de ser obeservada e não aceita, o documento referente aos direitos humanos asseguram com que todos sejam iguais perante a lei;

    ResponderExcluir
  34. Os Direitos Humanos são direitos fundamentais de qualquer cidadão, sem distenção de raça e cor, pois perante a Lei somos todos iguais e sendo assim possuimos os mesmos direitos.

    ResponderExcluir
  35. OS direitos humanos são a principal garantia de igualdade social, garantindo que todos sejam iguais perante a lei e a sociedade, mesmo que alguns tenham comentidos delitos, onde somente leis aplicadas seram feitas sem denegrir a imagem das pessoas interessadas

    ResponderExcluir
  36. Os testos se referem aos direitos fundamentais do homem os direitos humanos, a não discriminação de raça ,etnia e cor.

    ResponderExcluir
  37. Os textos se referem aos direitos fundamentais do homem os direitos humanos, a não discriminação de raça ,etnia e cor.

    ResponderExcluir
  38. É preciso cumprir com nossos deveres e saber cobrar nossos direitos que são assegurados não por uma declaração apenas, mas pela ética e pela moral.

    ALEX CORRER - EAD00387972

    ResponderExcluir
  39. Os seres humanos para viver em harmonia devem cumprir com certos direitos e deveres comuns a todos. Sendo que os direitos humanos foram criados para garantir que todos, independente de sua posição política ou religiosa, possam ter liberdade de expressão e igualdade no cumprimento da lei, com direito a contestação e defesa.
    Mesmo com esse direito adquirido, graças a preocupação de muitos estudiosos humanistas, nós ainda nos deparamos com situaações de desigualdade social e miseria em todo o mundo.
    Me pergunto, então, onde está a dignidade, a ética e o direito a igualdade social? Oque nós podemos fazer para mudar isso? Ou melhor, até onde nós podemos influenciar uma mudança nessa sociedade desigual e desumana, com leis tão bem redigidas e tão mal aplicadas.

    ResponderExcluir