sexta-feira, 1 de julho de 2011

O trabalho na sociedade contemporânea

Olá, meu amigos. Vamos falar um pouco sobre trabalho. Vocês sabiam que a palavra trabalho, vem do latim e significa um chicote utilizado para tortura? Durante a Idade Média essa ideia de trabalho foi se transformando e na Idade Moderna, o trabalho passou a ser visto como redenção. E o trabalho no século XXI? Como podemos pensar esse conceito ao longo do nosso século. Sobre essas questões iremos abordar propostas, discutir temas importantes e partilhar bastante sobre algo que fazemos quase sempre, não é verdade, afinal o trabalho faz parte da nossa rotina.
Abraços a todos,
Reinaldo Nishikawa.

A PRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Caros alunos,
Dando prosseguimento ao nosso diálogo sobre o processo de construção do texto dissertativo-argumentativo, lembre-se que sempre que nos comunicamos estamos tentando convencer, persuadir, ou seja, falamos (dissertamos) sobre algo para alguém. Para construirmos o nosso discurso e convencermos o outro usamos diversos argumentamos. Com base nisso, indicamos a leitura do texto no link abaixo.

Diante do exposto, note que a argumentação faz parte do nosso cotidiano, por isso é importante ao leitor estar atendo aos mecanismos de arrgumentação e saber usá-los com maestria, pois uma argumentação coerente é cobrada em cursos, concursos e pela sociedade em geral.

Bom, espero que tanto a aula como a indicação do texto venham ao encontro das necessidades de vocês e aguardo comentários.
Um abraço,
Profa. Eliza Nantes

Provas Modernas!!

Você notou, na aula em que falamos sobre textos verbais e não verbais, que eu enfatizei que concursos, provas, vestibulares, ENEM, ENADE, dentre outros tipos de avaliação, tem havido uma grande variação de textos e de questões relacionadas a eles.

No link a seguir (CLIQUE AQUI), você lê/vê uma reportagem falando sobre dicas especificamente para a prova do ENEM.

Então, eu gostaria de que nós conversássemos um pouco aqui sobre a importância das avaliações, nos diversos níveis, e principalmente dicas (com suas razões) sobre leitura de textos, sobre escrita, sobre como se preparar para uma prova ou concurso.

Dar as razões é importante, pois não ficará uma dica sem nexo, sem explicação e, além disso, exercitará seu poder de argumentação (que depende de conhecimento, portanto, para alguns, de pesquisa).



Abraços e aguardo as participações!
Prof. Marcelo Silveira

Textos não verbais

Olá a todos!
Passamos bons momentos, durante o curso sobre textos verbais e não verbais.
Então, estou passando por aqui para conversarmos um pouquinho mais sobre o assunto.
No seguinte link (CLIQUE AQUI), eu gostaria que você lesse o item O Texto Chárgico na Escola. 
Depois da leitura, você encontrará a seguinte figura, cuja análise teve uma Contextualização, Uma Possível Leitura e, por fim, Aspectos Presentes na Charge:
O ideal, sempre, é ler o artigo todo. 
Agora, é a sua vez de encontrar uma charge, postá-la aqui (ou somente o link) e fazer uma pequena análise. Que tal?
Aguardo, então, a sua participação!


Abraços,
Prof. Marcelo Silveira