sexta-feira, 1 de julho de 2011

A PRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Caros alunos,
Dando prosseguimento ao nosso diálogo sobre o processo de construção do texto dissertativo-argumentativo, lembre-se que sempre que nos comunicamos estamos tentando convencer, persuadir, ou seja, falamos (dissertamos) sobre algo para alguém. Para construirmos o nosso discurso e convencermos o outro usamos diversos argumentamos. Com base nisso, indicamos a leitura do texto no link abaixo.

Diante do exposto, note que a argumentação faz parte do nosso cotidiano, por isso é importante ao leitor estar atendo aos mecanismos de arrgumentação e saber usá-los com maestria, pois uma argumentação coerente é cobrada em cursos, concursos e pela sociedade em geral.

Bom, espero que tanto a aula como a indicação do texto venham ao encontro das necessidades de vocês e aguardo comentários.
Um abraço,
Profa. Eliza Nantes

48 comentários:

  1. Prof.ª Eliza,

    Vimos que o texto dissertativo argumentativo apresenta uma estrutura convencional formada pela introdução, desenvolvimento e conclusão, sendo as três partes essenciais do mesmo, que precisam estar bem elaboradas para persuadir o interlocutor e causar uma modificação no seu comportamento, como conseqüência de um texto bem explanado.

    Acredito que este estudo será de grande valia na elaboração do trabalho de conclusão de curso.

    Nívia Maria – Curso de Letras - UNISAT – Cuiabá/MT

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  2. Esta aula com certeza nos ajudará a elaborar nosso TCC, pois argumentaremos mais sobre o tema abordado e faremos um bom trabalho.

    Gorete ead00318539

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  3. Percebe-se que uma dissertação argumentativa é proprio da linguagem podendo fazer parte do nosso dia-a-dia
    Edilamar (ead 00339022)

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  4. Podemos concluir que uma boa argumentação é resultante de um bom e fiel leitor, pois a leitura abri horizontes para linguagem falada e escrita. Através de uma leitura diaria pode-se criar mecanismos que facilitará no momento de uma dissertação.
    Mônica Boaventura Silva.
    Unopar Uberlândia-MG

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  5. Só se consegue uma dissertação argumentativa de qualidade quando se tem "conhecimento de causa", ou seja, quando aquele que escreve domina o assunto de tal forma que consegue atingir o objetivo de convencer seu interlocutor que suas ideias são as corretas. Portanto como bem disse a colega Mônica para ser um bom escritor é necessário que seja também um exímio leitor.
    Meire (ead 00339816)
    Unopar Uberlândia

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  6. esta aula vai contribuir muito para nossa formaçao ,a argumentaçao sem duvida faz parte do nosso cotidiano.
    ead00344874
    unopar
    Uberlândia

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  7. Na dissertação argumentativa o seu o intuito é convencer o leitor, persuadi-lo a concordar com a idéia ou ponto de vista exposto.

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  8. Só conseguimos uma dissertação argumentativa quando sabemos o conhecimento de algo que estamos escrevendo (causa,objetivo), e de convencer o seu interlocutor se suas idéias são corretas, para sermos um bom leitor, pois a leitura abre horinzontes.

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  9. O texto nos leva a refletir sobre a escrita e como devemos argumentar tais fatos, a valorizar as características que devemos apresentar em um texto ,usando uma maneira clara e objetiva, seguindo passos básicos. (ead00318554)

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  10. Para que possamos ler bem, precisamos ler muito.
    para eaborar uma boa dissertação, precisamos escrever muito.

    jose (ead00367380)

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  11. devemos apresentar em um texto ,usando uma maneira clara e objetiva, seguindo passos básicos uma dissertação argumentativa quando sabemos o conhecimento de algo que estamos escrevendo.ead 00324539

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  12. argumentativa é proprio da linguagem podendo fazer parte do nosso dia-a-dia seguindo passos básico.ead00324561

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  13. Construir um texto dissertativo,é fundamental ter argumentos.pois com eles podemos concretizar um bom texto.
    ead 00317116
    Daniela Duraes

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  14. ou seja........

    só escreve bem quem bem quem lê........
    só temos argumentos quando conhecemos o assunto.

    Janete A Fernandes = ead00340289 Uberlândia MG

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  15. Só conseguimos uma dissertação argumentativa quando sabemos de algo que estamos lendo e escrevendo.
    Ler é muito bom esclarece todas nossas dúvidas.
    Atráves de uma boa leitura podemos tirar uma argumentação.
    Um bom texto nos leva refletir sobre o que estamos lendo e como devemos argumentar os fatos.
    Uma dissertação argumentativa é próprio da linguagem do nosso dia-dia.

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  16. Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso, devemos observar o seguinte:

    01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
    02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente;
    03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes;
    04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas;
    05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
    06. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
    07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
    08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
    09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
    10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu;
    11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa;
    12. Quando o autor apenas sugerir idéia, procurar um fundamento de lógica objetiva;
    13. Cuidado com as questões voltadas para dados superficiais;
    14. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto;
    15. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta;
    16. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;
    17. O autor defende idéias e você deve percebê-las;
    18. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto.
    Ex.: Ele morreu de fome.
    de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realização do fato (= morte de "ele").
    Ex.: Ele morreu faminto.
    faminto: predicativo do sujeito, é o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.;
    19. As orações coordenadas não têm oração principal, apenas as idéias estão coordenadas entre si;
    20. Os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.

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  17. Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso, devemos observar o seguinte:

    01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
    02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente;
    03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes;
    04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas;
    05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
    06. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
    07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
    08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
    09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
    10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu;
    11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa;
    12. Quando o autor apenas sugerir idéia, procurar um fundamento de lógica objetiva;
    13. Cuidado com as questões voltadas para dados superficiais;
    14. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto;
    15. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta;
    16. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;
    17. O autor defende idéias e você deve percebê-las;
    18. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto.
    Ex.: Ele morreu de fome.
    de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realização do fato (= morte de "ele").
    Ex.: Ele morreu faminto.
    faminto: predicativo do sujeito, é o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.;
    19. As orações coordenadas não têm oração principal, apenas as idéias estão coordenadas entre si;
    20. Os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.

    Alessandro Souza Silva
    Itapetinga-BA

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  18. Para fazer uma boa dissertação é preciso ler muito para com isso ter uma boa argumentação, quem le muito escreve bem

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  19. Bom o habito da leitura é a chave principal para uma boa argumentação.

    Eliane Fernandes
    ead 00344873
    Uberlandia MG

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  20. O hábito da leitura auxilia no desenvolvimento da escrita. Para transportar para o papel uma mensagem que se quer passar é preciso proceder com coerência e coesão.
    Silvio Luis de Carvalho - Comunidade Externa - Polo Assis

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  21. Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Os textos assim como a leitura são importantes para nossas vidas. Então o pior analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê.
    A leitura é essencial para a vida, para o intelecto e para a alma. Não há criatura verdadeiramente inteligente que não seja bom leitor. A literatura é capaz de proporcionar ao homem um equilíbrio psicológico e moral e é capaz de integrá-lo à realidade que o cerca, possibilitando-lhe uma compreensão de seus direitos enquanto ser humano, fazendo-o entender que aquilo que é indispensável para ele é também indispensável para o próximo.

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  22. o texto dissertativo-argumentativo é cobrado em diversos meios de testes municipais e nacionais seja em forma de construção ou interpretação dos mesmos, sendo assim a observação da estrutura presente em textos desta origem é de estrema importancia para a aquisição de conhecimento a cerca do mesmo.

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  23. A argumentação esta presente em todas as etapas da vida humana, seja para expor uma ideia ou defender um ponto de vista ou apenas para se sobresair com um bom desempenho em avaliações de desempenho destas modalidades o saber expressar seja de maneira verbal, não verbal ou oral é a garantia de um bom desempenho intelectual.

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  24. A escrita em algumas das vezes chega a ser, digamos, traiçoeira. Isso porque às vezes se tenta escrever usando palavras bonitas, não tão comuns ao vocabulário cotidiano que acaba mais confundindo do que explicando uma ideia.
    Não concordo com a colega Renata que diz que "texto argumentativo tem por finalidade principal persuadir o leitor". Creio eu que o texto argumentativo é uma explanação de um pensamento, com justificativas bem fundamentamentas pelo escritor com o que o leitor pode ou não concordar. Outra coisa: "o pior analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê". Se ele não lê é porque não aprendeu. Mais uma: comparar inteligência com hábito de leitura, é um tanto quanto temeroso, afinal inteligência todos temos. E afirmar que a leitura proporciona "equilibrio psicológico e moral" sugere que analfabetos sejam desequilibrados e desprovidos de moral. Será que "loucos" e amorais não leem?. Mas, por outro lado concordo com ela que diz a leitura possibilita a compreensão de seus direitos.
    Desculpa Renata, não se trata de uma crítica destrutiva, é apenas o fato de não concordar com suas colocações. Seus argumentos não me persuadiram.
    Silvio Luís de Carvalho - Comunidade Externa - Polo Assis

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  25. para escrever qualquer tipo de texto seja dissertativo, argumentativo ou qualquer outro, sem duvidas é preciso leitura, pois é atraves dela que adquirimos conhecimento, ninguem escreve do nada,ou de si mesmo, é necessário antes um conhecimento sobre o tema abordado

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  26. Essa aula foi de suma importância, pois foram sanadas muitas dúvidas sobre esse tipo de texto. Assim, estou mais preparada para as provas durante meu curso e concursos.

    Cleuza Cardoso, ead00369709

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  27. Saber argumentar em um texto argumentativo é extremamente importante, saber argumentar depende muito do proprio vocabulário de quem escreve.

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  28. Pode se observar que além de ser o tipo de texto mais exigido em provas e concursos em todo o Brasil, a dissertação também é um dos textos mais simples de se redigir. Começando pela estrutura dele e finalizando pelo tipo de linguagem empregado, é um texto que pode ser estudado e familiarizado com estudantes de diversos níveis.
    lembrando que são fundamentos de bases no ensino fundamental e médio.

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  29. Este comentário foi removido pelo autor.

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  30. Weslea / ead 00318564 Unopar Virtual Uberlândia
    Na sociedade atual devemos buscar novos conhecimentos para nos capacitarmos e refletirmos na educação que temos e na educação que queremos, é preciso ter novos olhares e diferentes leituras para atuarmos com sabedoria e fazermos a diferença na construção de uma educação com qualidade. Ser alfabetizados e ser letrados é fundamental para compreender a sociedade atual, pois temos que ser seres dissertativos-argumentativos para refletir sobre o processo educacional, nos preparando para o futuro, ler, interpretar é o processo, é o caminho que devemos seguir para a construção de um ser humano na sua totalidade e ter interação e socialização nesta sociedade contemporânea.
    Dissertar é exposição e defesa de uma idéia que será analisada e discutida a partir de um ponto de vista, tendo argumentos, fatos e dados,os quais utiliza para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas idéias, para ser um bom escritor é necessário que seja também um leitor.

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  31. Dissertar é, por meio da organização de palavras, frases e textos, apresentar idéias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos utilizando-se da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas.
    A elaboração de textos dissertativos requer domínio da modalidade escrita da língua, desde a questão ortográfica ao uso de um vocabulário preciso e de construções sintáticas organizadas, além de conhecimento do assunto que se vai abordar e posição crítica (pessoal) diante desse assunto. [[ Dionatan Encina // ead00400002 ]]

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  32. O texto dissertativo possui tópicos a serem seguidos e nos concursos o candidato deve tomar cuidado para não fugir do assunto.

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  33. Este comentário foi removido pelo autor.

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  34. o texto dissertativo reafirma a visão critica do aluno e do educador.

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  35. ler textos disseratativos e interpretar os mesmos é requisito muito cobrado na sociedade atual portanto de real importancia o seus estudo e a sua conscientização da importancia dos mesmos.

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  36. ler e interpletar textos e de muita importamcia torna o aluno critico e desenvolve o raciocinio.

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  37. LER É MUITO IMPORTANTE PARA PODER ESCREVER TEXTOS DISSERTATIVO. MARIA LEONIR EAD 00324557

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  38. A LEITURA É A FERRAMENTA QUE NOS AUXILIA NA PRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO. FRANCISCA MENDES FERNANDES

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  39. A dissertação persuasiva da leitura é necessário que quem a escreve tem que saber o que diz e como diz,defender idéias e pontos de vista,para benefício do leitor. Zoete Flores dos Santos ead00324566

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  40. É lendo que podemos interpretar e vir a escrever textos persuasivos dissertativos.zoete flores dos santos ead00324566

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  41. A interpretação de um texto com expressões mal escritas pode chegar a ser interpretado por uma pessoa letrada que fará uma imagem mental do que se quis dizer no texto, porém a escrita mal expressada não será coerente formalmente.

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  42. Sempre tive dificuldade de fazer uma redação,a minha grande dificuldade não é falar e sim passar para o papel. com as aulas tirei algumas dicas.
    GILMEIRE

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  43. Um texto dissertativo argumentativo bem estruturado facilita o entendimento de qualquer assunto, mesmo que a pessoa não seja especialista no tema, este torna-se de fácil compreensão. Para bem elaborar textos deste nível é preciso ter uma base bem formada sobre o assunto que se quer dissertar.

    ALEX CORRER EAD00387972

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  44. A argumentação está presente no cotididiano de todos nós, no trabalho, na escola, nas relações socias. A todo momento estamos dissertando sobre algum assunto para algém, isto comprova a importancia dos argumentos no nosso dia a dia, principalmente na construção de um texto dissertativo-argumentativo.
    Andréa-Unopar Uberlândia-MG

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  45. A argumentação faz parte do nosso dia a dia, o leitor precisa estar atento aos mecanismosmdemargumentação e deve saber usá- la. Deve estar atentos e saber o que está lendo e fezer uma boa argumentação. Todos os momentos de nossa vida estamos dissertando, conversando com alguém ou escrevendo.

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  46. Considero que os textos dissertativos argumentativos contribuem muito para que possamos elaborar, refletir e analisarmos o assunto discutido, e quando temos que elaborar um texto neste formato é importante entendermos sobre vários aspectos do tema discutindo no texto para que seja possivel elaborar argumentações coerentes, e até mesmo buscar analisar um outro aspecto, enrriquecendo ainda mais as discussões sobre determinado assunto.
    Dalva, ead00284275.

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